pHmetrocomo funciona o phmetro

O pHmetro, também conhecido como medidor de pH (potencial hidrogeniônico), é um equipamento de laboratório muito utilizado para controlar a qualidade indicando a neutralidade, acidez e alcalinidade de diversos tipos de amostras. O aparelho é muito útil na indústria farmacêutica, alimentícia, agrícola, cosmética, entre outros segmentos. Por isso, saiba como funciona o pHmetro e quais os principais tipos. Confira!

O que é o pHmetro?

É um aparelho que mede o potencial hidrogeniônico (pH) para verificar a acidez, alcalinidade e neutralidade de amostras, a fim de assegurar a sua qualidade. O equipamento é formado por um eletrodo e um circuito de potenciométrico.

A medição é feita da seguinte forma: o eletrodo de pH é introduzido com a ponta diretamente na amostra a ser avaliada e, em seguida, o aparelho mostra a escala de pH.

Principais tipos de pHmetro

Existem, basicamente, três tipos de pHmetro indicados para cada tipo de aplicação: Veja abaixo quais são os modelos:

  • pHmetro de bolso: muito utilizado no campo em substituição à fita pH ou papel indicador de pH;
  • pHmetro de campo ou portátil: assim como o pHmetro de bolso, esse também é muito utilizado no campo para medir o pH da água dos rios e lagos. Dessa forma, a medição pode ser feita no local sem a necessidade de enviar a amostra para laboratórios;
  • pHmetro de bancada: esse modelo é bem desenvolvido e costuma ser mais preciso. Normalmente é indicado para empresas que necessitam de um controle de qualidade mais rigoroso.

Como funciona?

Antes de ser utilizado, o pHmetro deve ser calibrado conforme os valores de referência apresentados nas soluções de calibração. O aparelho é calibrado de acordo com a qualidade do equipamento e frequência de uso.

Ou seja, um aparelho em boas condições que realize medições frequentemente, não é preciso realizar a calibração todos os dias. Agora, nos casos em que a utilização não é diária, é importante sempre calibrar o equipamento antes de utilizá-lo.

É fundamental saber como utilizar o pHmetro, dessa forma é possível fazer a medição das amostras precisamente e, assim, assegurar a sua qualidade.