A calibração in loco ou em campo, como também é chamada, é um serviço muito utilizado por indústrias de diversos segmentos para analisar instrumentos de medição. Então, saiba mais sobre o assunto e por que optar pela calibração in loco? Confira!
O que é calibração in loco?
Os instrumentos de medição tendem a se degradarem com o tempo, por isso é importante avaliar o seu desempenho para garantir a confiabilidade dos resultados de medição e assegurar a qualidade de produtos e outros processos.
A calibração in loco tem como objetivo certificar que esse instrumento de medição está apresentando os valores padronizados e desempenhando as medições de forma precisa.
Com o serviço de calibração in loco, não há necessidade de o cliente enviar o instrumento de medição aos laboratórios para realizar a calibração, isso pode ser feito nas próprias dependências do cliente.
Por que optar pela calibração in loco?
Uma das principais vantagens desse serviço é que os padrões de calibração são levados até as instalações do cliente. Dessa forma, o cliente ganha em eficiência, praticidade, comodidade, entre outras vantagens:
- Com a calibração feita em campo, o tempo de parada da linha de produção é bem menor;
- O tempo de interrupção do instrumento analisado é reduzido, sendo assim, a produtividade não é prejudicada da mesma forma que seria caso fosse necessário remover todo o equipamento;
- Redução com custos para transportar equipamentos, já que não há necessidade de levá-los para os laboratórios;
- Os técnicos vão até às dependências dos clientes para realizar a calibração dos equipamentos;
- Os resultados são precisos, pois seguem os parâmetros conforme a ISO 17025.
A calibração in loco tem sido muito útil para garantir que os instrumentos utilizados pelas indústrias estejam funcionando adequadamente. Mas, principalmente por proporcionar comodidade e agilidade no processo de calibração, e não interferir diretamente nas atividades industriais que podem impactar em sua produtividade.